quarta-feira, 27 de abril de 2011

JESC


A escola Bairro das Nações também participa dos jogos escolares em duas modalidades sendo, Handebol e Futsal. Nossos alunos juntamente com a Professora Roseli, fizeram uma bonita participação no Handebol ficando em Terceiro lugar.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aulas de dança

 
As aulas de danças acontecem em nossa escola com o professor Alexandre de Almeida, nas terça-feira das 17hrs20minutos até as 18:00horas para alunos de séries iniciais é das 18:00 horas até as 18hrs45minutos para os alunos das séries finais.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

NOSSA EQUIPE DA ESCOLA BAIRRO DAS NAÇÕES...
DESEJA A TODOS UM ÓTIMO FERIADO E UMA FELIZ PÁSCOA!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Apresentações - Caricatura também é Cultura.

Com a colaboração das professoras de artes, Elenice de Mellos e Cintia Regiane Both os alunos fizeram caricaturas e com o apoio das professoras regentes de séries iniciais e professores que abraçaram o projeto nas séries finais, os alunos conheceram a biografia e obras destas pessoas. Por fim, cada turma apresentou de forma lúdica e criativa seu personagem para os demais alunos, num momento de interação e troca de conhecimentos, onde ressaltamos que cada criança e adolescente de nossa escola é protagonista da sua própria história e pode tirar grandes exemplos destas personalidades que marcaram a nossa história.
A primeira apresentação foi com a turma de 2º ano  matutino da professora Ivanilde, onde os alunos fizeram apresentações sobre ZIRALDO Alves Pinto.
 
 




Depois foi a vez dos alunos da professora Vânia do 4º ano matutino se aprensentarem, eles apresentaram a história de Cecília Benevides de Carvalho Meireles.




Os alunos do 3º ano Vespertino da professora Carmem, também fizeram a sua participação, relatando a história de José renato monteiro Lobato.




Turma 6º ano "B" Professor Joelmir e Professora Camila - Platão

 A turma do 6º ano "A" com a orientação da professora Aline, apresentaram Albert Einstein


A turma do 5º ano matutino também participou, onde o autor em destaque foi Alberto Santos Dumont.



O pré apresentou sobre Ruth Rocha, "O coelhinho que não era de Páscoa"



 A turma do 1º ano Vespertino também participou, apresentando Maurício de Souza


 Caricaturas são desenhos de um personagem da vida real que enfatiza e exagera nas características da pessoa de uma forma humorística. A palavra caricatura tem origem italiana “caricare” que significa carregar, exagerar, aumentar algo em proporção. A distorção e o uso de poucos traços são comuns nas caricaturas, porém, uma caricatura pode extrair aspectos físicos e da personalidade.
      Nosso projeto foi encerrado na última semana do 1º bimestre com as apresentações da 7ª e 8ª série.Com certeza rendeu muitas informações e conhecimento, nossos alunos mostraram seus talentos desenhando caricaturas e apresentando o personagem de sua sala.
     Agradecemos aos professores que nos auxiliaram neste projeto inovador. 
7ª série “A” – Shakespeare (Profª Donizete)

 8ª série “A” – Leonardo da Vinci (Profª Jacira)

50 anos de Fraiburgo

Nossa escola participou da exposição celebrando passado, sendo que muitos alunos trouxeram objetos antigos para exposição.
Na tarde do sábado dia 09 de abril, os alunos da 8º série - Jean Carlos ,Geraldo Felipe, Luana, Lucas e Lanie, representaram os demais alunos declamando o poema "Fraiburgo Namorada do Brasil" de autoria de Adair José de Aguiar. 

Fraiburgo Namorada do Brasil

Extensões que se desdobram
Pelas encostas distantes,
São pomares verdejantes
Das macieiras em flor.
É a riqueza da terra,
Do ideal e do trabalho
Sem tréguas, sem atrapalho:
A maçã, fruta do amor.

Fraiburgo das macieiras,
Das indústrias, das empresas,
Do Renar - tantas belezas
Compõem o teu perfil.
Orgulho catarinense,
A vida em ti palpita,
Cidade cosmopolita,
NAMORADA DO BRASIL.

Eu fico a pensar no mundo
Que tanto soluça e chora,
Na angústia que sempre mora
No fundo dos corações.
Se servires de modelo,
À nossa pátria querida,
A vida será mais vida,
Com outras conotações.

Não pares nunca no tempo,
Continua o teu caminho,
Há tanto amor que, sem ninho,
Precisa muito de ti.
És romântica e bonita
Na tua simplicidade.
Agora, curto a saudade,
Depois que te conheci.

A colcha dos teus pomares,
Seda verde da esperança,
Acorda, em mim, a lembrança
De tempos que não há mais:
Solidões, matas selvagens
E feras rondando de perto
Os colonos – e por certo,
Florestas de pinheirais.

Morada do sol e dos sonhos,
Do progresso brasileiro;
Teu povo bom e ordeiro
Seja exemplo no país.
Deus te dê, terra-poesia,
Um futuro luminoso,
De bem, de paz e glorioso,
Fraiburgo, serás feliz.
 

Foi uma belíssima apresentação, ficamos honrados em ter alunos dedicados e que souberam representar nossa escola de forma brilhante.

 




Séries Finais - Palestra Motivação


Aconteceu em nossa escola neste dia 08 de abril, uma palestra para os alunos das Séries Finais, onde tivemos como tema  Motivação para a Leitura e Motivação para a Vida e também como palestrante o Professor Vilson Cechetti.






π - Um número irracional

Com o objetivo de levar os alunos da 7º série a relacionar o comprimento e o diâmetro de uma circunferência com o número irracional π, e a realizar cálculos que envolvem esse número irracional.
Para que os alunos realacionem situações significativas aos conceitos envolvidos, a atividade foi realizada com o auxílio de material concreto.
Sendo utilizado nessa atividade, barbante, régua, compasso e cartolina, onde por meio da manipulação desse material, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a utilizar o compasso, utilizando a circunferência através da medida do seu raio; a utilizar a régua para medir o comprimento do barbante após contornar a circunferência; a praticar a divisão com números decimais.
Na conclusão da atividade os alunos analisaram a tabela cosntruída de acordo com o registro de medidas encotradas e a razão entre elas, na qual os alunos observaram que os resultados são muito próximos a 3,14.





segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO DO LIVRO NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, uma parceria entre Sala Regular e o Atendimento Educacional Especializado- AEE


Conforme a Política Nacional para Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) , as pessoas com deficiência devem estar em salas regulares do sistema educacional e não mais segregadas em escolas especiais e ou salas especiais. As crianças com deficiências ou necessidades educacionais especiais devem ser atendidas em Salas multifuncionais ou salas de Recurso para o atendimento educacional especializado.
Para que haja uma educação inclusiva é necessário que se compreenda a indispensável interlocução entre ensino regular e Atendimento Educacional Especializado, de forma que seja construída uma prática cooperativa e global, possibilitando organizar serviços de apoio mútuo.

È nesta perspectiva de Educação Inclusiva que iniciamos neste ano o AEE, na Escola de Ensino Fundamental Bairro das Nações, em parceria com a sala de recursos e a professora Ivanilde S. Pitton dos 2º anos das Séries Iniciais, começamos a desenvolver  o projeto baseado no Livro Ninguém é Igual a Ninguém - O lúdico no conhecimento do ser, das autoras Regina Otero e Regina Rennó.

O objetivo deste projeto é propiciar um momento no qual os alunos reflitam e questionem sobre os preconceitos que presenciam e/ou vivenciam. Assim promovemos essa valiosa oportunidade para que desenvolvam o discernimento sobre o tema escolhido, passem então a analisar os fatos, podendo optar por agir criticamente contra posturas preconceituosas, e a realização dessa experiência possa e deva encaminhar para uma conduta individual cada vez melhor.
Neste projeto pode-se explorar a leitura e as diferentes formas de expressão. Como parte do trabalho, é importante socializar as produções dos alunos, por exemplo, montando painéis, publicando pequenos livros, apresentando dramatizações. O texto permite também desenvolver o tema transversal Ética, enfocando o respeito por si e pelo outro.

Este projeto "Ninguém é Igual a Ninguém" ainda prevê mais encontro com a turma e em breve, será estendido para as demais séries.

Professora do AEE- Edna Padilha

Séries Finais - POESIAS - (50 anos de Fraiburgo)

A poesia é a arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. Quando falamos em, POESIAS, tratamos de arte, da habilidade de tornar algo poético. Em função do dia nacional da poesia, em 14 de março, foram trabalhados, textos poeticos e a partir destes, os alunos de sextos anos, sexta e oitava séries fizeram as suas produções.
Percebe-se que a maioria dos alunos identifica-se com este gênero literário, e principlamente com as poesias que apresentam rima.
Também, aproveintando as atividades referentes as comemorações ao cinquentenário da cidade, foram produzidos poemas a partir da palavra Fraiburgo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROERD


PROERD é um programa com caráter social preventivo, que é alicerçado no Programa D.A.R.E. Norte Americano, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura. Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais PROERD formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
Em nossa escola acontece nas 2º feiras na 4º e 5º aula com a turma do 5º Ano.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Séries Iniciais

Entre vários projetos que a nossa escola está desenvolvendo, no momento, os alunos estão envolvidos com atividades do projeto sobre escritores, cientistas, inventores entre outros.
Os alunos do 5º ano "A" tendo como regente a professora Angela, entre várias atividades já executadas, frequentaram a sala informatizada para pesquisarem sobre Alberto Santos Dumont que é o inventor em destaque nessa turma.
Percebeu-se um envolvimento, uma motivação maior pelos alunos na busca por mais informações sobre o personagem abordado.